sexta-feira, 16 de setembro de 2011

8 meses de Clara!

Hoje minha piquitita completa 8 meses!!! E para comemorar, essa semana aprendeu a bater palminhas! A moça que cuida dela me ligou à tarde, toda feliz, dizendo que a Clara tinha acabado de aprender a bater palmas e que não parava de fazer isso. Quase morri de inveja de não poder estar lá, de não ter sido a primeira a ver isso. Tenho que me acostumar, faz parte da rotina das mães que trabalham fora não ser as primeiras a verem seus bebês a dar os primeiros passos, o primeiro dentinho, enfim, os primeiros “tudo”.
Como marco de desenvolvimento do oitavo mês, dois novos comportamentos: parece que ela descobriu que ela e a mamãe aqui não são a mesma pessoa, que eu sou uma pessoa e ela é outra e agora, não pode ficar um minuto sozinha, não posso sequer virar as costas pra ela que ela abre o berreiro. Esse comportamento pode ser explicado assim:
Marcos do desenvolvimento: Separação e independência
Escrito para o BabyCenter Brasil

Separação e independência
Quando será que seu filho vai entender onde você termina e ele começa? Ao nascer, a criança acha que é parte de você e não se enxerga como um ser único (eles nem se dão conta que as mãozinhas e pézinhos que vêem são os seus).

Com o desenvolvimento mental, físico e emocional, o bebê vai começar a perceber que tem seu próprio corpo, pensamentos e sentimentos e aí vai cada vez mais querer fazer as coisas do seu jeito.
Quando acontece
A individualidade leva anos para se formar. Depois de acreditar que é a mesma coisa que a mãe, por volta dos 6 meses a criança não só passa a ver a diferença como também entende que pode ser deixada sozinha. É nessa fase que se inicia um medo de abandono conhecido como ansiedade de separação, algo que pode durar até os 2 anos.

Com o passar do tempo e ao se tornar mais sociável e confiante de que você volta mesmo depois de deixá-lo na creche ou sob os cuidados de outra pessoa, o bebê vai conseguir superar seus temores e começar a formar sua própria identidade. Depois do primeiro aniversário, você vai ver que a conquista da independência pode até virar um problema e a raiz de muitos desaforos.
Como acontece
De 7 meses a 1 ano

Por volta dos 7 meses, seu filho vai compreender que é independente de você.
Esse é um importante salto cognitivo, mas, infelizmente, vai deixar o bebê ansioso. O elo com você já ficou tão forte que uma mera saída de vista por um segundo fará o bebê se debulhar em lágrimas. A criança ainda não entende que você vai e volta. E não pense que sair de fininho ao deixar seu filho na escola ou com uma babá vai ajudar. Na verdade, isso pode assustar o bebê ainda mais. Por mais duro que seja, na hora de ir embora, se despeça cara a cara.

Uma famosa pesquisa britânica mostrou como os bebês não fazem idéia da própria existência. Bebês com menos de 1 ano foram colocados diante de espelhos para ver se entendiam que o reflexo na frente era o deles. Isso não ocorreu. As crianças tocaram a imagem como se estivessem vendo outro bebê. Em seguida, os cientistas puseram ruge vermelho no nariz de cada uma e voltaram a apresentar os espelhos. Em vez de tocar o próprio nariz, os bebês voltaram a tentar "pegar" o visto no reflexo.

--------
Outra coisa que vem acontecendo, é o apetite dela. Antes ela comia de tudo, agora não quer mais almoçar nem jantar. O que me parece, é que ela andou enjoando da comida em forma de sopinha. Vou tentar começar a dar mais em forma de comida da casa mesmo (arros com feijão, carninha separada e verduras, tudo amassadinho com o garfo, porém, não tão fino como eu deixava). Hoje andei dando uma olhada nos sites de receitas para bebês e tive algumas idéias. Vamos ver se funciona.
Gente, outra novidade. Me mudei da casa da minha avó.  Resolvemos que era hora de voltar a ter nosso cantinho separado. Faz 1 semana que estamos na casa nova, ainda em fase de adaptação. Prometo que próximo post será só de fotos. Hoje estou meio down, vontade de estar em casa com meus filhos, ou passeando com meus filhos. Por hora, isso vai ficar para depois. Como a mudança foi meio de supetão, estávamos meio desprevenidos quanto à questão dinheiro, e meu aniversário de 30 anos foi comemorado em casa mesmo, assistindo televisão (Desenhos infantis, para ser mais exatas).  Passeios, só Deus sabe quando! Importante é estarmos bem. Obrigada por todos os recadinhos carinhosos de aniversário, e de estarem aqui comigo, no blog novo!
Beijos à todas e bom findi!

4 comentários:

Gabi Rosa disse...

AMigaaaaaa, felicidades pra nós!
Parabéns por tds as mudanças, e td aperto será recompensado, tenha fé e paciência!

Eu tô com uma saudade tão, mas tão gde de um bebê, q qdo penso chega aperta meu coração... mas Deus sabe de tds as coisas, ainda tenho um monte de outras questões pra resolver néam? rs

Bjs em vc e nessa família lindaaaa!

gabirosaflor.blogspot.com

Val disse...

Linda, estou MUITO feliz de vcs estarem no canto de vcs agora... acho que tudo só tende a melhorar daqui pra frente! E dinheiro é sempre um porém, mas que com saúde e apoio, a gente sempre consegue correr atrás.

beijos!

Maíra disse...

Ah, Élen... sabe, eu acho que mães deveriam receber salário só para serem mães, viu? Assim deveria ser o mundo, sério. Revoltante isso, uma mãe não poder ser a primeira a ver as conquistas dos filhos! Me sinto triste, pois sei que comigo também será assim!

Mas, enfim, força na peruca, amiga! Boa sorte com a casa nova, eu acho que não há nada melhor que termos nosso cantinho!

Beijos

Claudia Midori Takahashi disse...

Olá, Élen!!
Estava passeando pelos blogs e achei o teu!!! Este daqui é novinho, né?! Espero ler muitas alegrias tuas por aqui!!! Se der, dá uma passada no meu cantinho, tá meio "cru" ainda e ainda não tenho bebês tão lindos quanto os teus para mostrar, mas vou chegar lá!!! Beijinhos!!!
http://artesanatokawaii.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...