segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Ensaiando o engatinhar!!!


Tenho colocado a Clara bastante tempo no chão. Aprendi na prática, com o Mateus, que não adianta ter pressa, que essa fase inicia-se lá pelos 9 meses mesmo e que não adianta querer que uma criança engatinhe se ela fica muito no colo ou no carrinho. Quando eu era mãe de primeira viagem, eu não achava que o Mateus ia engatinhar porque ele gostava muito de ficar em pé. Na ânsia, comprei logo um andador pra ele. Ele amava. Um dia, lá pelo nono mês, brincando no chão, ele tomou coragem e saiu engatinhando. Mas daí o andador já tinha feito seu estrago: o deixou inseguro para andar, e ele só tomou coragem de largar a mão da mamãe e sair andando com 1 ano e 2 meses!
Prometi que no segundo filho eu ia ser muito paciente, ia deixar a criança brincar no chão sempre que possível, que não ia ficar colocando ela em pé sempre (ela se empolga e acaba não querendo engatinhar (experiência minha), que ia deixar a natureza agir e que não ia comprar o andador. E assim está sendo. Clarinha está com 8 meses e 1 semana e ontem começou se colocar na posição de engatinhar. Claro que não foi assim tão fácil: quando via um brinquedo longe, em vez de colocá-lo perto dela eu a encorajo a ir buscar. No começo, ela se jogava e acabava tombando... depois, aprendeu a se arrastar, e agora tá começando a levantar os joelhinhos. E olha a felicidade dela:


Vejo que a próxima fase, o de engatinhar, não está longe, e fico feliz em ver que consegui ser paciente e não comprar o andador, depois quem iria sofrer era eu tendo que segurar em sua mãozinha toda vez que ela tivesse com medo de andar, como foi com o Mateus (ai minhas costas)...

2 comentários:

Anônimo disse...

Que delícia de sorriso!!

PC disse...

Ah que linda! Realmente temos que ter calma porque cada bebê tem seu tempo..mais ficou muito gostoso esse espaço pra ela...assim ela se diverte e vc não fica tão preocupada. Bjos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...